Corrigir "Resolvendo Host" no Google Chrome

Corrigir
09/07/2020
Por CarbonTech

Corrigir "Resolvendo Host" no Google Chrome

Se você percebeu que, de uma hora para outra, o seu navegador ficou muito lento para abrir páginas na web então você pode estar sendo vítima da "síndrome" do Resolvendo Host...

 

Erro Resolvendo Host

 

 

 

Este erro é mais facilmente identificado no Google Chrome, pois o navegador informa no rodapé da página a mensagem "Resolvendo host..." porém este problema pode ocorrer em todos os navegadores como Firefox, Safari, Microsoft Edge e Internet Explorer por exemplo.

 

Resolvendo Host - AS CAUSAS

 

Por que este erro ocorre?

Primeiramente, é interessante saber que, quando você digita um endereço de um site em um navegador, ocorre um processo para transformar esse endereço em forma de texto, para um endereço numérico, que é o chamado de endereço IP. Isso ocorre porque todos os sites, na verdade, são números de IP. 

 

Servidor DNS

 

Porém, como seria inviável gravar mentalmente o endereço de IP de cada site que você precisa acessar, foi criado então um protocolo chamado DNS (sigla para Domain Name System) que traduzido para português seria algo como "Sistema de Nomeação de Domínio". 

 

Por exemplo: 
O endereço "www.apple.com" na verdade seria o IP "17.142.160.59".  

Você pode fazer um teste agora mesmo e digitar simplesmente 17.142.160.59 em seu navegador que o site da Apple será aberto.

 

O erro de "Resolvendo host" ocorre porque os servidores de DNS configurados pelo provedor de serviços de internet (ISP) demoram para localizar e mapear o endereço IP para o site que você está tentando acessar.

Este problema pode ser causado devido a alguma mudança de DNS na configuração por parte do provedor de serviços que faz com que o seu navegador então "fique sem saber" qual é o caminho que deve seguir para chegar no site desejado. 

Isso também pode ocorrer devido a atuação de vírus no computador que podem alterar o arquivo "host" que fica salvo no computador. 

 

Resolvendo Host - SOLUCIONANDO O PROBLEMA

Agora que você já tem uma noção do que é o do porque ocorre o problema, então chegou a hora de resolvê-lo. 

Para solucionar este problema basta seguir este passo a passo abaixo, começando pela causa mais comum (que resolve 90% dos casos) e seguindo em frente até outras alternativas.

 

Passo 1 - Alterando o Servidor de DNS no computador

Primeiramente, vamos começar pelo ajuste que resolve a maioria dos casos de problemas com host, para isso, vamos alterar o servidor de DNS para os servidores do Google(caso o seu problema tenha origem em alguma configuração ou atualização do seu ISP, isso com certeza irá resolver o problema do "Resolvendo host").   

 

Como alterar o Servidor DNS em meu computador? 

No Windows 10, clique sobre o ícone da conexão (que em nosso exemplo é conexão de rede local), depois clique em "Configurações de Rede e Internet".

 

Configurações de Rede e Internet

 

Será aberta a janela "Configurações" então clique em "Ethernet", então clique em "Alterar opções de adaptador". 

 

Ethernet

 

Será aberta uma nova janela com as conexões de rede disponíveis, nesta tela então, clique com o botão direito do mouse sobre a conexão que você está utilizando e clique em "propriedades". 

 

Opções do Adaptador

 

Na janela de propriedades role a lista um pouco para baixo e clique sobre a opção "Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)" e clique em "Propriedades". 

 

Protocolo IP v4

 

Na janela seguinte marque a opção "Usar os seguintes endereços de servidor DNS:" e preencha os campos abaixo com as seguintes informações: 

 

Servidor DNS preferencial: 8.8.8.8
Servidor DNS alternativo:  8.8.4.4

 

 

DNS Preferencial

 

Se você seguiu os passos acima e o problema ainda ocorre, siga então estes outros ajustes abaixo que você pode tentar fazer para resolver problema. 

 

CONCLUSÃO

Se por acaso, após efetuar estes passos acima, o problema ainda persistir, então você deverá entrar em contato com o seu ISP e relatar o problema. O seu ISP é o seu provedor de internet, como por exemplo a NET, Vivo, GVT, Algar entre outros. ​